Quem passa noites em claro e simplesmente já tentou de tudo para dormir tem, nas terapias naturais, grandes aliadas para combater o problema. Sem efeitos colaterais, essas práticas dispensam o uso de medicamentos e, ainda, trazem mais disciplina e qualidade ao sono.

A terapia do sono reúne alguns tratamentos que estimulam o sono e melhoram quadros de dificuldade para dormir. Alguns exemplos são a higiene do sono, terapias comportamentais ou de relaxamento, que reeducam o organismo para dormir na hora certa.

Se você sofre de insônia, conheça as terapias naturais e veja como se beneficiar delas!

terapias para dormir

Por que tratar a insônia com terapias naturais



Quando se trata a insônia, os níveis de hormônios do organismo são regulados. As energias também podem ser recarregadas e o funcionamento do cérebro, melhorado.

As principais terapias naturais para tratar a insônia são:

Higiene do sono

Nesse método, comportamentos do dia a dia são alterados. Eles visam a evitar sonolências durante o dia, reeducando o organismo a ter um sono restaurador.

Algumas formas de realizar a higiene do sono são dormir em um local calmo e escuro; criar uma rotina para educar o corpo a dormir e acordar sempre nos mesmos horários; realizar atividade física durante o dia; comer alimentos leves à noite; não fumar; beber, ver televisão ou ficar no celular antes de dormir.

Terapia comportamental

A terapia cognitivo-comportamental é um conjunto de técnicas que corrige comportamentos e atitudes que levam à insônia. Ela inclui uma espécie de “diário do sono”, em que a pessoa anota pensamentos ou quantas vezes acordou durante a noite.

Há, ainda, terapias como o Mindfulness, que engloba terapias em grupo para fazer atividades como meditação, exercícios corporais e de concentração. Assim, é possível solucionar problemas como estresse, depressão e insônia.

Técnicas de relaxamento como meditação, exercícios de respiração, massagem e reflexologia melhoram a tensão física e mental que podem tirar o sono da pessoa.

Tratamentos alternativos

Tratamentos à base de plantas em pó, cápsulas ou chás, como camomila, valeriana ou erva-cidreira, são alguns métodos naturais para aumentar o relaxamento e combater a insônia. É fundamental, no entanto, que eles sejam acompanhados por um especialista.

A acupuntura é outra técnica que estimula pontos do corpo, ajudando a reequilibrar a energia e diminuir o estresse, a ansiedade e a insônia, por exemplo.

A fototerapia também é um tipo de tratamento que consiste na exposição regular à luz, através de lâmpadas especiais, que ajudam no tratamento da insônia.


A quantidade de horas de sono necessária varia de pessoa a pessoa, mas, geralmente, compreende entre 7 ou 8 horas por noite.

Vale a pena conhecer as terapias naturais contra a insônia e investir na que melhor se adapta às suas necessidades.

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