A ansiedade é uma condição inerente ao ser humano. Todos passamos por momentos delicados, temos medos, dúvidas e, muitas vezes, expectativas. Essa sensação, uma espécie de alerta que nos prepara para desafios, é benéfica para mudanças se for bem controlada. O problema, no entanto, é quando ela toma conta da nossa vida.

Quando você sente que a ansiedade te dominou você perde a concentração nas atividades do dia a dia e sente que essa sensação virou um transtorno. Nesses casos, é preciso se cuidar, pois ansiedade desmedida traz pânico, dificuldades para dormir, preocupação excessiva e medo intenso.

Algumas atividades ajudam a controlar a ansiedade e reduzir suas consequências em nossa rotina. A seguir, te contamos quais são elas:

1. Escutar música





Você já ouviu falar em musicoterapia? Essa atividade, que consiste em utilizar músicas para trazer calma e bem-estar, é capaz de reduzir a ansiedade e o estresse.

Para se ter ideia dos benefícios da música, uma pesquisa realizada por cientistas do Reino Unido mostrou que determinadas músicas são capazes de baixar a atividade cerebral, as batidas do coração, a respiração e a pressão sanguínea.

Criar uma playlist com músicas para relaxar e descansar é uma ótima alternativa para que deseja reduzir os sintomas de ansiedade.

2. Fazer uso da técnica mindfulness





O método de atenção plena, ou mindfulness, tem se difundido cada vez mais. Isso porque ele foca no momento presente, sem julgamentos. Para tanto, você deve prestar atenção a cada atividade do dia a dia, como escovar os dentes, tomar banho ou se alimentar.

É fundamental, ainda, ouvir sua respiração, sentir a água em contato com a sua pele no banho, a brisa do vento em um passeio e por aí vai.

Prestar atenção a cada atitude, movimento, acontecimento do dia e se voltar para o seu corpo é uma das formas de aliviar a ansiedade e trazer mais bem-estar.

3. Praticar a meditação



A meditação é apontada como uma das ferramentas mais poderosas no combate ao estresse e à ansiedade.

Quando você adquire controle sobre a sua mente é possível bloquear pensamentos negativos e afastar a ansiedade, focando no que é real e do momento.

A boa notícia é que meditação é uma prática que exige poucos minutos diários para trazer inúmeros benefícios.

4. Buscar ajuda terapêutica





A terapia ainda é alvo de tabu por muitas pessoas, que acreditam não precisar disso. O que algumas pessoas não sabem, no entanto, é que a ajuda de um profissional é vital para aprender a controlar seus sentimentos e dominar a ansiedade.

Ao identificar seus gatilhos e o porquê de determinados acontecimentos ou medos levarem a uma ansiedade desmedida você eleva seu autoconhecimento e pode desfrutar de muito mais qualidade de vida.

As desculpas de “não tenho tempo”, “é muito caro” ou qualquer coisa do tipo não podem te impedir de buscar ajuda para combater a ansiedade. Isso porque, atualmente, há terapias online e alternativas que certamente cabem no seu bolso.



Quer se livrar da ansiedade? Busque formas de trabalhar a mente e o corpo e desviar o foco de problemas imaginários ou suposições.

Apenas quando você aprende a controlar sua ansiedade é que consegue vivenciar momentos de maior tranquilidade e bem-estar e fica pronto(a) para curtir o que a vida tem de bom!



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