Com origem de mais de dois mil anos, a yoga, a princípio, era vista como uma filosofia de vida. Agora, no entanto, mostra-se como uma forma de equilibrar corpo e mente e se manter saudável.

Além de ser vista como uma ideologia, a yoga também contempla atividades físicas e, por isso, contribui para um bem-estar completo. Assim, praticantes desse método fortalecem o corpo físico, emocional e espiritual.

Nascida na Índia, a yoga faz bem para o corpo e a mente. A seguir, listamos alguns de seus benefícios:


1. Redução do estresse



Desde o primeiro contato com a yoga já se percebe o alívio do estresse. Isso porque a concentração exigida durante a prática, os exercícios de respiração (pranayamas) e as meditações são poderosos aliados para trazer mais calma e bem-estar.

Quando se pratica a yoga, o corpo consegue equilibrar os hormônios e regular o sistema nervoso. Desta forma, as glândulas adrenais funcionam melhor e a produção do cortisol – hormônio do estresse - é reduzida.

2. Melhora da concentração





A yoga tem o poder de aumentar o poder de concentração de quem a pratica. Isso porque essa atividade exige muito foco na respiração e execução das posturas. Por isso, você tem mais dificuldade de se distrair com pensamentos aleatórios.

Esse aumento de concentração vai além da prática da yoga e, com o tempo, estende-se para trabalho, estudos ou atividades físicas.

Os principais exercícios com esse foco são os pranayamas, que ajudam a manter a respiração correta; a trataka (prática de meditação); a surya namaskar (saudação ao sol); a dhanurasana (posição de arco); e a sarvangasana (postura da vela).

3. Aumento do nível de auto aceitação



Quando você pratica yoga aprende a se compreender mais e não julgar a si mesmo ou as pessoas ao seu redor. Assim, é possível adotar um ritmo próprio, entendendo seus limites e evitando frustrações.

Com mais inspiração para ir atrás dos sonhos você eleva também a motivação, o que libera energias e sensações positivas para corpo e mente.

4. Auxílio ao emagrecimento



O relaxamento proporcionado pela yoga reduz o estresse e a ansiedade, que podem favorecer o ganho de peso.

Com mais disposição, o praticante da yoga se dispõe a realizar atividades que gastam mais energia. Assim, órgãos como fígado ganham mais força e executam suas funções da forma otimizada.

A intensidade dos exercícios e modalidade de yoga que o praticante escolher também determinarão como será a perda de calorias e, consequentemente, o nível de emagrecimento.

Como reduz estresse e ansiedade, a yoga ajuda no processo de recuperação de patologias como depressão e síndrome do pânico.

Ao trabalhar a mente, essa atividade aumenta a produção e liberação de neurotransmissores no sistema nervoso, provocando sensacnoes de relaxamento, prazer e bem-estar.



Há inúmeras outras vantagens decorrentes da prática do yoga. E o melhor de tudo é que crianças, jovens e idosos podem ser adeptos.

É possível, ainda, realizar essa atividade em qualquer lugar, inclusive em casa. Isso, por si só, credencia a modalidade como altamente prática e benéfica para o corpo e a mente. Vale experimentar!



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