Mulheres têm necessidades específicas de acordo com cada etapa da vida. Por isso, é fundamental atentar para as características de cada uma para adequar sua alimentação e obter mais bem-estar e saúde. Elencar os alimentos importantes para a saúde da mulher é, portanto, essencial.

alimentos para saúde da mulher

Fases como o período menstrual, a menopausa e a gestação pedem alimentos específicos. Além disso, a beleza da beleza, dos cabelos e uma vida mais saudável dependem de uma alimentação de qualidade.

A seguir, listamos os alimentos importantes para a saúde da mulher de acordo com a fase que ela está vivendo. Confira:

Alimentos importantes para a fase menstrual

O momento que antecede ou compreende a menstruação costuma trazer alguns incômodos para a mulher. Inchaço, dores de cabeça e nos seios, bem como humor alterado e apetite descontrolado são alguns dos sintomas da tensão pré-menstrual.

Esse momento na vida da mulher requer alimentos ricos em vitaminas do complexo B, fibras, ácidos graxos, vitamina E e minerais, que evitam esses sintomas.

Caso a mulher não consiga obter a quantidade ideal de ferro pela alimentação, ela pode fazer uma suplementação. O ideal é que ele seja consumido em conjunto com alimentos ricos em vitamina C, como laranja, morango, maçã, acerola e tangerina. Esses alimentos são também antioxidantes, ou seja, combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento.

Outro alimento importante para a saúde da mulher antes da menstruação é o inhame, que ameniza as cólicas e outros sintomas da TPM. Além disso, estimula as defesas do organismo, a libido e tem ação antiinflamatória. O chocolate meio amargo, além de ser antioxidante, é também rico em flavonoides, trazendo uma sensação de bem-estar.

Alimentos importantes para a mulher na menopausa

A menopausa, período que compreende os 45 e 55 anos geralmente, é marcada pela queda na produção de estrogênio. Esse hormônio, responsável pela distribuição da gordura corporal, ajuda também na fixação dos ossos e no equilíbrio das gorduras no sangue.

Esse momento pode gerar sensações desagradáveis, tais como ondas de calor, insônia, ansiedade, ganho de peso, alterações de humor, dores de cabeça e lapsos de memória.

Alguns alimentos importantes para a saúde da mulher, como as gorduras boas, antioxidantes, proteínas, frutas, vegetais e fibras, ajudam a minimizar esses sintomas.

O recomendável é que sejam ingeridos alimentos ricos em nutrientes importantes para a construção e manutenção dos ossos em todos os períodos da vida. Por isso, é indicada uma dieta rica em cálcio, vitamina D, vitamina K2, manganês, magnésio e fósforo.

O cálcio pode facilmente ser encontrado na alimentação com kefir, queijo, gergelim, vegetais de folhas verde-escuras e peixes. Já a vitamina D, K2 e magnésio, normalmente devem ser suplementados.

Alimentos para melhorar a saúde da pele e dos cabelos da mulher

A beleza de unhas, cabelos e pele está diretamente relacionada ao consumo adequado de proteínas e vitaminas do complexo B.

alimentos para melhorar a epel

Em geral, os principais ativos necessários para melhorar esse quesito são:

· Colágeno: forma e renova as fibras de sustentação da pele;
· Biotina: auxilia na síntese da queratina, uma proteína;
· Vitamina C: neutraliza os efeitos nocivos dos radicais livres no organismo;
· Ômega-3: combate processos inflamatórios e estimula a produção de elastina;
· Resveratrol: antioxidante, protege as células, controlando o envelhecimento precoce;
· Silício orgânico: contribui para a fabricação de queratina;
· Betacaroteno: reforço o bronzeado e combate manchas;
· Ácido hialurônico: promove uma hidratação profunda e prolongada da pele.

Alimentos importantes para a saúde da mulher na gestação

A gravidez é um momento que envolve descobertas, dúvidas e preocupações para a mulher. Adotar uma alimentação correta nessa fase a vida é fundamental para ter qualidade de vida e evitar problemas na gestação.

grávida

É fundamental o consumo de alguns alimentos, tais como oleaginosas, aveia, folhas verdes, gorduras boas, proteínas e frutas.

A mulher deve, ainda, fazer a suplementação de vitaminas e minerais para garantir uma gravidez tranquila e saudável.

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