O pilates é uma das atividades físicas mais completas e benéficas para o corpo. Com baixo risco de lesão e grande versatilidade, ele melhora a saúde do corpo em geral e pode ser utilizado inclusive como preparação de atletas das mais variadas modalidades.

Baseado na respiração completa e no acionamento do centro de força (músculos abdominais), o pilates melhora o desempenho em corridas, combate dores e ajuda a prevenir fraturas. Além disso, melhora a concentração, e o autocontrole.

Os benefícios do pilates são inúmeros, mas, a seguir, listamos os cinco principais. Confira o que esse método pode fazer por você e adote-o em sua rotina!
 



1. Pilates para eliminar o estresse




Por contemplar uma ordem específica de exercícios com ritmo respiratório e concentração, o pilates faz com que você tenha mais controle do corpo e elimine sensações de estresse, preocupações e ansiedade.

Com maior poder de controle sobre o corpo, o pilates faz com que o paciente lide melhorar com situações de nervosismo e consiga afastar preocupações de maneira consciente.




2. Pilates para combater dores no corpo




Pessoas que sofrem com os mais variados tipos de dores se beneficiam do pilates. Ele é altamente recomendado especialmente para quem tem incômodos nas costas.

Isso porque seus exercícios promovem o realinhamento da coluna e fortalecimento da musculatura abdominal. Assim, deixamos de forçar as costas ao praticar exercícios físicos e melhoramos de condições como artrite, artrose, dores musculares, entre outros.




3. Pilates para melhorar a postura




Quando Joseph Pilates criou esse método, acreditava-se que a coluna ideal deveria ser ereta. Agora, sabemos que suas curvas fisiológicas devem ser respeitadas para absorver melhor o impacto e resistir a esforços.

Com exercícios de alongamento axial, ou seja, com a coluna alongada durante a sessão, é possível adquirir mais força nos músculos que sustentam a lombar, melhorando a qualidade de vida da pessoa.




4. Pilates para melhorar a performance na corrida

 


Por ser uma atividade que exige técnica, a corrida pode resultar em lesões caso não seja praticada de forma adequada. O pilates, por meio da reeducação da respiração e concentração, permite que a corrida seja mais prazerosa e gere melhores resultados.

Por melhorar a consciência corporal, o pilates também ajuda no equilíbrio e alinhamento corporal do atleta, trabalhando músculos de maneira global e não segmentada.




5. Pilates para estimular a coordenação motora





A consciência corporal é uma das capacidades adquiridas com o pilates. Esse aprendizado, que nos ajuda a utilizar melhor músculos e articulações, faz com que ganhemos equilíbrio e melhor percepção dos objetos.

Com maior coordenação, as pessoas – especialmente idosas – reduzem as chances de lesões ocasionadas por perda de massa óssea, característica da osteoporose. Além de terem mais força muscular, há uma nova modelagem da estrutura óssea, conferindo mais equilíbrio e alongamento à pessoa.



E você? Já fez pilates alguma vez e sentiu seus benefícios?


Indicado para as mais variadas necessidades, esse método pode ser ideal para você. Vale a pena conhecer!


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