Estamos submetidos, cada vez mais, a pressões de trabalho, compromissos pessoais, cuidados com a saúde e outras inúmeras responsabilidades que sugam nossas energias. Encontrar formas de ter uma vida mais equilibrada e tranquila é, portanto, essencial para que tenhamos bem-estar e satisfação.

Para muitas pessoas, a rotina é um fator altamente desmotivante. Em alguns casos, essa condição pode gerar problemas como depressão, ansiedade e outros transtornos.

Que tal assegurar uma vida mais gostosa para você e as pessoas de quem gosta? Confira, a seguir, nossas dicas para ter uma rotina mais tranquila e gostosa e comece já a se mexer!

1. Adote a meditação como prática diária

A meditação é, comprovadamente, uma das melhores formas para se controlar problemas como ansiedade, insônia, depressão e baixa imunidade. A Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, comprovou que ela fez bem à estrutura cerebral.

O ideal é reservar um tempo do seu dia – ou, se não for possível, da semana – para meditar. A meditação, prática oferecida pelo Batú, pode facilitar esse processo de autoconhecimento e busca pelo bem-estar. Yoga e Musicoterapia também são práticas recomendadas.



2. Aprenda a cozinhar para si mesmo

Diversos estudos indicam a arte de preparar suas próprias refeições como uma maneira de relaxar, sabia? Além disso, quem se alimenta em casa tem um índice menor de massa corporal em relação a quem come em restaurantes. Ao prestar atenção ao preparo dos alimentos você se livra de pensamentos negativos e faz uma espécie de “detox da mente”. Com o tempo, esse prazer pode se transformar em hobby e você pode, inclusive, aprimorar suas habilidades gastronômicas com cursos e novos pratos.



3. Prefira a vida real

As redes sociais são um palco para que diversas celebridades e pessoas comuns mostrem uma vida que nem sempre condiz com a realidade. Isso, na maioria das vezes, pode causar angústia e depressão em algumas pessoas, que miram nesse estilo de vida para serem felizes.

O ideal é utilizar as redes sociais com equilíbrio e moderação, dando prioridade aos encontros com amigos e momentos em família. Que tal deixar aquelas mensagens de lado e conversar pessoalmente?



4. Desacelere e reserve um tempo apenas para você

Quando você direciona sua atenção para si mesmo coloca as ideias no lugar e corrige o que parece estar de pernas para o ar. Uma recomendação é desacelerar o ritmo e elevar o número de pensamentos positivos.

Andar de bicicleta, caminhar pelo parque e até tirar um dia para cuidar da beleza no salão são alguns exemplos do que pode ser feito para dar mais atenção às suas necessidades. Terapia com florais, drenagem linfática e inúmeros tipos de massagens são alguns exemplos de terapias voltadas ao seu bem-estar e disponibilizadas pelo Batú.

5. Evite pensar demais no futuro. Foco no presente

Pensar no que pode acontecer e em cenários diversos só eleva a ansiedade e gera angústia. Por isso, a dica é focar no que está acontecendo agora.

Se você está lendo, preste atenção ao livro; se está se exercitando, concentre na série de exercícios e por aí vai. Essas coisas simples te ajudam a manter o foco e a concentração e afastam pensamentos negativos.



6. Não tenha vergonha de pedir ajuda

Terapia, psicanálise, um telefonema para amigos.... Contar o que se passa com você e buscar ajuda quanto sentir que não é mais possível seguir sozinho é essencial para sair de uma situação negativa.

Não tenha vergonha de dividir seus problemas com alguém e contar o que você sente. O mais importante, no final das contas, é sempre buscar o seu bem-estar e uma vida mais tranquila. Vale a pena investir nessa procura!



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