Diversas situações do cotidiano geram tensões e acabam por deixar nossos ombros e pescoço rígidos. Estresse no trabalho, preocupações diárias, má postura e outros fatores geram esse problema, que incomoda demais.

Toda a tensão que sofremos durante o dia se acumula no pescoço devido ao fato de que há diversos músculos nessa região que se contraem excessivamente ao longo do dia. Isso se deve tanto à má postura quanto a movimentos repetitivos em nossas atividades diárias.

Quando isso acontece, o cérebro envia sinais ao corpo e pressiona toda a musculatura corporal. Nesse momento, ombro e pescoço são os que mais sofrem, já que têm a função de nos manter em posição vertical.



Vícios posturais também são grandes causadores de dores no pescoço e nos ombros. Horas em frente ao computador ou celular, má postura no sofá ou em cadeiras e outras ações que nos deixam sem movimentar a cabeça são os principais inimigos.

Como prevenir a dor no pescoço e nos ombros

Se você passa por esse incômodo e sente muito desconforto na região de ombros e pescoço é fundamental adotar algumas medidas simples.

Elas garantem redução do estresse nos ombros e pescoço, além de trazerem mais bem-estar e qualidade de vida.

A seguir, confira 5 dicas para aliviar tensões nos ombros e pescoço:

1. Distribua o peso de forma igualitária

Sempre que for carregar bolsas, sacolas ou qualquer outro tipo de peso nas costas, tente distribuir a carga dos dois lados do corpo. Assim, você evita que os ombros fiquem desnivelados, gerando fadiga muscular.

2. Durma de lado

Ao dormir na posição lateral você mantém a coluna mais alinhada e preserva a hidratação dos discos. Uma dica é usar um travesseiro que se adeque ao seu corpo (a medida da altura deve ser equivalente à distância do ombro até o pescoço).

3. Beba muita água

A água garante a hidratação de todo o corpo. Assim, previne o surgimento de inúmeras doenças e evita o surgimento de dores no pescoço, já que os discos que ficam entre a vértebra e a espinha se mantêm hidratados.

4. Alongue-se constantemente

Alongamentos na região do pescoço relaxam os músculos e a tensão.

Por isso, uma dica é inclinar o pescoço de lado como se fosse apoiá-lo do lado esquerdo. Mantenha a posição por um minuto, relaxe e faça o mesmo movimento para o lado direito. Na sequência, respire fundo e tombe a cabeça para trás, permanecendo assim por um minuto.

Na sequência, tente encostar o queixo no peito. Segure essa posição por um minuto.

5. Invista em massagens e exercícios

depois de fazer uma compressa com água morna na região, uma massagem com pomadas analgésicas e anti-inflamatórias ajuda no processo de alívio da dor.

A dica é pressionar as pontas dos dedos com movimentos circulares na região afetada. Faça isso por dois minutos e deite em uma posição confortável na sequência.

Exercícios como elevar os ombros até as orelhas e segurar assim por alguns segundos é outra dica importante. Mover os ombros em círculos, trocando o sentido, também ajuda a reduzir as dores na região.



Com consciência corporal, dedicação e adoção de bons hábitos diários é possível combater, de maneira efetiva, a dor no pescoço e nos ombros. Invista nessas ações e sinta os resultados no seu dia a dia!

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