A prática de exercícios físicos é essencial para a manutenção da saúde. Disso todos sabemos – ou deveríamos saber. O que pouca gente sabe, no entanto, é que uma simples caminhada já traz inúmeros benefícios para o nosso corpo.

A caminhada é um dos exercícios mais democráticos e fáceis de se fazer, afinal, você pode aproveitar o entorno do seu bairro para dar uma voltinha ou se exercitar na esteira. E suas vantagens são inúmeras, indo desde a melhoria da circulação até o alívio dos sintomas de depressão.



Se você ainda na dúvida se deve ou não começar a caminhar, a seguir te apresentamos cinco – dos muitos – benefícios que essa atividade traz. Confira!

1. Melhora da circulação no corpo

Uma simples caminhada de 40 minutos já melhora a circulação da hemoglobina, contribuindo para que as artérias, veias e vasos capilares se dilatem e melhorem o transporte de oxigênio pelo organismo.

Outra vantagem é a redução da pressão arterial, já que, na caminhada, há expansão dos casos sanguíneos e melhora do fluxo de sangue. E esse benefício dura até um dia após a realização da atividade!

2. Combate a osteoporose

A caminhada é benéfica para todas as idades. Entretanto, quem passou dos 60 anos se beneficia ainda mais dessa atividade. Isso porque ela combate a osteoporose, já que faz com que os ossos recebam mais estímulos elétricos que facilitam a absorção de cálcio.

Quando a pessoa já foi diagnosticada com a doença, a caminhada ajuda a conter o seu avanço e é bastante recomendada por especialistas, independentemente da idade.

3. Reduz os sintomas de depressão

Ao caminharmos, nosso organismo libera endorfina, que é o hormônio proporcionador das sensações de alegria e relaxamento.

Assim, quem sofre de depressão e adota a caminhada em seu dia a dia produzirá mais dessa substância e terá mais ânimo para desfrutar de sua rotina e até incluir outros exercícios diários.

4. Melhora a saúde cerebral

Os benefícios da caminhada se estendem ao cérebro, aumentando os circuitos cerebrais e reduzindo as chances de problemas de memória e atenção.

Um estudo conduzido nos Estados Unidos, na Universidade de Pittsburgh, indica que pessoas que caminham 10 km por semana, em média, têm 50% menos chances de terem seu volume cerebral diminuído, o que é importante para prevenir problemas como a Doença de Alzheimer.

5. Melhora a qualidade do sono

Caminhar durante ajuda na produção de substâncias estimulantes. Por isso, a pessoa fica mais disposta para as atividades do dia e, consequentemente, à noite, ela adormece com mais facilidade.

Poucas pessoas que caminham diariamente sofrem de insônia ou têm episódios de sonolência durante o dia. Isso porque essa atividade ajuda a regularizar as funções do corpo, fazendo com que você durma e acorde nos momentos certos.



E você? Está esperando o que para começar a se exercitar? A caminhada é um exercício simples, fácil de executar e que pode te trazer inúmeros benefícios!

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