Quando você sente o estômago pesado, as roupas parecem não caber direito e até sua respiração muda, pode ser que você esteja inchado(a), sabia?

Esse conjunto de sensações, que pode ser causado por maus hábitos alimentares, está relacionado à retenção de sal no organismo. Por isso mesmo, investir em alimentos que ajudam a desinchar é primordial e garante bem-estar e qualidade de vida.



Causas da sensação de inchaço no corpo

Alimentos ricos em sódio são as principais causas da sensação e inchaço no corpo. Por isso, deixar de lado embutidos (salame, presunto, mortadela), queijos amarelos, enlatados e alimentos com sal em excesso é altamente recomendável.

A retenção de líquidos pode ser outra causa para esse problema. Quando acontece o acúmulo excessivo de água no organismo, pode ocorrer inchaço na barriga, nos pés, mãos, coxas, tornozelos e mamas.

Investir em uma alimentação saudável e rica em frutas, verduras e legumes evita que essas sensações apareçam e te dá mais qualidade de vida.

Alimentos que ajudam a desinchar

Alguns alimentos são fundamentais para melhorar o funcionamento do organismo. Eles eliminam impurezas, líquidos em excesso e, consequentemente, combatem o inchaço. A seguir, listamos cinco deles:

1. Melancia e melão

Compostos basicamente por água, frutas como a melancia e o melão são ricas em fibras, ajudando a desinchar o corpo e a limpar o organismo.

Com reconhecido efeito diurético, ambas as frutas ajudam a eliminar líquidos e reduzir o mal-estar causado pelo inchaço. Os rins também funcionam melhor, já que há maior ingestão de líquidos.

2. Gengibre

O gengibre é um alimento muito benéfico para quem deseja emagrecer. Isso porque ele tem ação bactericida, desintoxicante e melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório.

Com ação termogênica, que acelera o metabolismo e acelera a queima de gordura corporal, o gengibre tem efeito digestivo e, por isso, combate aquela sensação de “estômago estufado”.

3. Farelo de aveia

Rico em fibras, o farelo de aveia gera maior sensação de saciedade, regula o trânsito intestinal e auxilia na digestão.

Para quem sofre de inchaço, ele estimula o sistema imunológico, pois age como um anti-inflamatório natural. Sua ação ajuda a eliminar impurezas.

4. Iogurte

O iogurte é rico em probióticos, que melhoram o funcionamento do intestino. Com menos chance de prisão de ventre e complicações decorrentes da má digestão, as chances de sofrer com inchaço são menores.

Quando há desequilíbrio das bactérias intestinais existe a disbiose, que leva a alterações imunológicas e inflamatórias. Isso pode gerar inchaço, constipação, dor abdominal ou flatulências.

5. Pimenta

Com efeito anti-inflamatório, a pimenta também possui características antimicrobianas, anti-inflamatórias e anticancerígenas. Inseri-la nas refeições melhora a digestão e reduz os índices de colesterol.

Sua ação termogênica auxilia no processo de emagrecimento e reduz o inchaço provocado por reações inflamatórias no organismo.

Investir em uma alimentação equilibrada, de qualidade e que preze pelo seu bem-estar é fundamental para eliminar a sensação de inchaço e se sentir bem.

Capriche nos seus hábitos diários, pratique atividades físicas e preste atenção ao que o seu corpo diz para agir o quanto antes diante de qualquer sintoma como inchaço e desconforto.



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