Você sente que pega muitos resfriados, está suscetível a infecções e vive com a imunidade baixa? Talvez a causa disso seja uma deficiência na alimentação, sabia?

Um estilo de vida saudável é o passo inicial para ter boa saúde. Comer bem, exercitar-se, ter um sono de qualidade e investir em hábitos saudáveis são atitudes imprescindíveis para quem deseja se proteger da ação de vírus, fungos e bactérias.

O ideal, segundo especialistas, é consumir alimentos ricos em minerais e vitaminas com poder antioxidante. Isso significa que eles têm o poder de inibir a ação dos radicais livres no corpo, minimizando o envelhecimento celular.

Para te ajudar na tarefa de se manter saudável, a seguir, listamos 10 alimentos que elevam a imunidade. Vale conferir!

1. Frutas cítricas

Elas são grandes aliadas no momento de elevar as defesas naturais do corpo. Graças ao limonoides, presentes especialmente em suas cascas, elas estimulam a produção de enzimas que reduzem o colesterol e protegem contra o câncer.



Frutas Cítricas elevam a imunidade

A casca também é rica em flavonoides, que ajudam a prevenir problemas cardíacos. Com grande número de fibras e vitamina C, as frutas cítricas têm propriedades anti-inflamatórias e grandes aliadas de nossa saúde.

As frutas mais indicadas para essa finalidade são laranja, kiwi, morango, acerola, limão e tangerina.

2. Folhas verdes escuras

As folhas verdes escuras são ricas em luteína e zeaxantina, que ajudam a elevar a imunidade do corpo. Ricas em vitamina C, elas devem estar sempre presentes em seu cardápio, preferencialmente in natura.



Folhas verdes escuras elevam imunidade

As folhas verdes mais indicadas são espinafre, chicória e couve crus, que podem ser utilizadas em saladas. A opção no vapor ajuda a preservar os nutrientes.

3. Alho e cebola

O alho e a cebola podem ser consumidos de diversas formas. Cozidos, crus, no preparo de alimentos, em sopas...

Independentemente do tipo de uso desses alimentos, é importante saber que o alho protege o corpo de problemas como osteoartrite, obesidade, câncer gástrico e doenças cardiovasculares. Já a cebola reduz as chances de pegar uma gripe.

4. Gengibre

Gengibre para imunidade

Com propriedades anti-inflamatórias, o gengibre também fortalece o sistema imunológico. Ele pode ser utilizado no preparo de alimentos, em sucos ou chás. Basta misturar 50 gramas de gengibre fresco ralado e um litro de água. Depois, leve ao fogo e deixe o preparo ferver por 15 minutos, coando na sequência.

5. Castanha-do-pará

Esse alimento é rico em selênio, que tem grande capacidade antioxidante. Sua ação neutraliza o desenvolvimento dos radicais livres no corpo e evita o surgimento de inúmeras doenças.

O melhor de tudo é que apenas uma castanha por dia já é benéfica para a saúde. Em excesso, esse alimento pode causar efeitos adversos e perder suas propriedades.

Castanha do Pará para imunidade

6. Iogurte e leite fermentado

Excelentes probióticos, esses alimentos possuem micro-organismos vivos que recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico. O ideal é consumir, diariamente, pelo menos um copo do leite ou iogurte. Se forem versões desnatadas, melhor ainda.

7. Maçã contra inflamações

A maçã, assim como a uva, é rica em resveratrol. Além disso, possui quercetina, que ajuda a prevenir câncer, problemas cardíacos e obesidade.

Por conter fibras, ela reduz inflamações ligadas à obesidade e, consequentemente, fortalece o sistema imunológico.

A dica é, todos os dias, comer uma maçã ou beber um copo de suco 100% natural.

Maça para elevar a imunidade

8. Tomate para elevar a imunidade

O tomate possui bastante licopeno, um antioxidante que combate diversos tipos de tumor devido à sua ação antioxidante.

Consumido em saladas, molhos ou sopas, o tomate, quando exposto ao calor, gera ainda mais benefícios ao corpo.

O ideal é que, por dia, seja consumida ½ xícara de chá de tomate, seja em molho ou salada.

Tomate para elevar a imunidade

9. Geleia real para um organismo mais forte

A geleia real é um alimento repleto de nutrientes, fitoquímicos e antioxidantes. Por isso mesmo, ela traz muitos benefícios à saúde.

Quando consumida em jejum, ela aumenta a imunidade por conter altas concentrações de vitaminas, principalmente a C e as do complexo B.

10. Óleo de coco

O óleo de coco possui grandes quantidades de ácido láurico e cáprico, que têm o poder de modular o sistema imunológico.

Esse alimento ajuda o intestino a funcionar melhor. Assim, bactérias ruins são eliminadas com facilidade, elevando a imunidade.

Investir em uma dieta rica em alimentos que fortalecem a imunidade é uma atitude que traz bem-estar, saúde e qualidade de vida. Adote em sua dieta alguns de nossos 10 alimentos que fortalecem a imunidade e desfrute de todos os seus benefícios!



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